terça-feira, 13 de maio de 2014

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL

O fim da escravidão no Brasil se deu após um longo movimento abolicionista.
 Em 1871 a Lei do Ventre livre foi criada pelo governo como uma forma de incentivar a libertação dos escravos. O governo pagava uma indenização aos donos de escravos que quisessem libertar crianças maiores de oito anos de idade nascidas a partir da data da promulgação da lei. Porém, como poderiam viver sozinhas crianças com apenas oito anos de idade, e seus pais continuarem escravizados? 
Em 1885 foi aprovada a Lei dos Sexagenários, segundo a qual os escravos com idade a partir de 60 anos ganhavam sua liberdade. Imaginem, com 60 anos depois de uma vida inteira submetida aos poderes de outra pessoa, sem patrimônio, sem dinheiro, sem nenhuma condição de levar uma vida autônoma, ganhar a "liberdade" e não ter como sobreviver....
Enfim, no dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, que abolia de vez a escravidão no país, foi assinada pela princesa Isabel dando alforria a todos os escravos para que pudessem, então, construir suas vidas com dignidade e respeito.
Lamentavelmente, até hoje em nosso país, e em muitos outros países do mundo, resta um pouco da herança marcada pelo preconceito entre etnias. É inadmissível que 126 anos após a quebra de um paradigma, ainda reste nos corações humanos o preconceito baseado puramente na cor da pele, pois o povo que foi escravizado, nada mais fez do que dar seu sangue e seu suor em troca de castigos e maldades. Um povo que deve ser exaltado, admirado, enaltecido pela sua história e pela sua força!


Nenhum comentário:

Postar um comentário