quinta-feira, 13 de maio de 2010

Projeto de Aprendizagem

Iniciamos o PA desse ano com o filme Óleo de Lorenzo para os grupos de 8º e 9ºanos escolares e Scoby Doo - o mistério começa, para os alunos dos 6º e 7º anos.

Nesta etapa discutimos a importância da pesquisa e também realizamos o fichamento do filme. Os alunos pérceberam a importancia de contextualizar um texto ( no caso, o filme) para compreendê-lo melhor.

Na semana seguinte realizamos uma dinâmica com balões de encher (ou bexigas.) Pudemos discutir sobre os eixos temáticos; o que são e como podem ajudar na elaboração do mapa conceitual. As perguntas elaboradas nessa etapa foram vinculadas pelo grupo aos eixos temáticos. Depois dessa etapa o aluno poderá seguir ou não a pergunta feita para que seja seu tema de pesquisa.

A dinâmica: cada um elaborou uma pergunta baseada em sua grande curiosidade sobre algo existente (ou não) no mundo, a pergunta do dinamizador foi: "Qual é a sua grande curiosidade acerca das coisas do mundo?". após refletirem, os alunos escreveram sua curiosidade num papel e depositaram num balão vazio, logo a seguir encheram os balões e pudemos brincar com eles a vontade, a um sinal deveriam parar e pegar um balão mais próximo e estourar. Pegaram os papéis com as perguntas e após cada um ler a que encontrou discutíamos em qual eixo se encaixaria aquela curiosidade, não em definitivo ou como única possibilidade. O autor da pergunta , então, esclarecia qual linha seguiria se fosse realmente realizar uma pesquisa sobre o tema. Enfim, foram amplamente discutidos os eixos temáticos e as abordagens que poderiam seguir.

Essas dinâmicas foram realizadas nas duas últimas semanas do mês de abril. Agora estamos mais preparados para elaborar o mapa conceitual e estamos trabalhando neles.

A equipe do Projeto de Aprendizagem se compõe de: equipe técnico pedagógica,: Mônica Andrade (Diretora), Nelza Kelly (Diretora Adjunta) e Rosimar Motta (PO); Professores Orientadores: Bianca (Língua Portuguesa), Caroline (Geografia), Kelles (Inglês) e Marcus (Ciências) e Apoio: Mabel (Informática) e Cátia (Biblioteca).








Nenhum comentário:

Postar um comentário